Procedimentos Faciais Estéticos

Toxina Botulínica


Uma hiperatividade dos músculos da mímica a nível da face, nomeadamente entre as sobrancelhas, testa e ao redor dos olhos (os vulgares “pés de galinha”) contribuem para a formação de rugas de expressão.

Com a idade há uma redução do conteúdo de elastina e colágeno na pele, que também é agravada com o excesso de exposição solar, e desta forma essas rugas ficam mais aparentes e tornam-se permanentes.

O uso de Toxina Botulínica, ou outra toxina botulínica, que permite a inativação desses músculos, atenua (ou faz mesmo desaparecer) essas rugas.

Em algumas pessoas é necessário a utilização em conjunto de substâncias de preenchimento, como o acido hialurónico, para se otimizar o resultado.

O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica bloqueia a transmissão do impulso nervoso em músculos específicos e desta forma este tratamento leva a que os músculos fiquem “relaxados” .

O tratamento com a toxina botulínica também bloqueia o impulso nervoso para as glândulas sudoriparas o que pode ser utilizado nos casos em que há uma sudação excessiva, como nos casos de hiperhidrose das axilas, face, mãos e pés.

Dado que os receptores que são bloqueadas pela toxina botulínica são continuamente substituídos o seu efeito não é permanente e em geral dura 3 a 4 meses a nível da face e a 12 meses nas glândulas sudoríparas.

Quais as indicações para a toxina botulinica ?
A toxina botulinica pode ser usada em grande numero de situações em que uma hiperactividade de actividade muscular pode causar rugas esteticamente inaceitáveis, assimetrias faciais após cirurgias,paralisias de Bell e espasmos musculares.

A toxina botulinica também está indicada no tratamento de situações em que o masseter está muito desenvolvido dando imagem de face quadrada. É possível modificar a forma da face para uma forma mais atraente ou em forma oval.

A hiperhidrose também é efetivamente tratada com a infecção de toxina botulínica nas axilas, mãos, pés e face.

Como é realizado o tratamento?
Na consulta inicial é determinado o objetivo e a expectativa do tratamento, tendo a preocupação de tomar nota de alguma assimetria, e desta forma é estabelecido o plano de tratamento para obtenção do resultado ideal em cada paciente.

O tratamento é feito em regime ambulatório e demora cerca de 10 a 15 minutos; o tratamento da hiperhidrose (sudação excessiva) demora 20 a 30 minutos.

O tratamento é doloroso?
Para se efetuar o tratamento é utilizado agulhas muito pequenas, que praticamente não se sente a picada, mas na verdade é sempre uma picada. Em geral é utilizado gelo ou anestésico tópico para que o que se sente seja apenas um desconforto.

Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas por vezes ocorre uma pequena equimose no local da picada.

Quando são evidentes os resultados?
O tratamento com toxina botulínica começa a ter o seu efeito pelo 3º-4º dia após a aplicação, atingindo o pico entre o 7º -14º dia.

Qual a duração dos efeitos?
A maioria dos efeitos mantém-se pelo menos 3 meses após o tratamento inicial.
Com vista a atingir o resultado ideal recomenda-se a repetição do tratamento de 3 em 3 meses no caso das rugas da face e 6 a 12 meses no tratamento da hiperhidrose.

Quais os riscos ou efeitos adversos deste tratamento?
Pode ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) e inchaço que desaparece em 3 a 5 dias após o tratamento.

As reações alérgicas são raras.

O atingimento de outros músculos, além dos que se pretende tratar é raro e de curta duração.

Deve evitar-se efetuar este tratamento na gravidez ou aleitamento, embora não haja evidencias que possa causar problemas ao feto ou bebé.

O tratamento com toxina botulínica pode ser efetuado em combinação com outros tratamentos/cirurgias?
O tratamento com toxina botulínica pode ser efetuado simultaneamente com muitos outros tratamentos facial como seja a aplicação de produtos de preenchimento, tal como o acido hialurónico, ou como complemento de blefaroplastias, lifting supraciliar ou ritidectomias.

Desenvolvimento Digital Net